BARRA DE GUABIRABA HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA

HISTÓRIA



 HISTÓRIA DA BARRA DE GUABIRABA

SERÁ PUBLICADO EM TEMPO PROPÍCIO

 HISTÓRIA DA BARRA DE GUABIRABA. DOS PRIMEIROS HABITANTES AS SESMARIAS, ATÉ A EMANCIPAÇÃO - AUTOR: EZEQUIEL CÍCERO DA SILVA. 
O REFERIDO LIVRO, ELABORADO ATRAVÉS DE PESQUISAS DESDE 1990, DECORRE PELOS PRIMEIROS HOMENS DAS MACHADINHAS QUE HABITARAM AS TERRAS DO MUNICÍPIO RELATANDO A PRÉ-HISTÓRIA LOCAL, ONDE TAMBÉM DESCREVEMOS A PRESENÇA DE QUILOMBOLAS NESSAS TERRAS DO PLANALTO DA BORBOREMA, SEGUINDO PELA HISTÓRIA OFICIAL DO ADVENTO SESMARIAL DAS DOAÇÕES DAS TERRAS NA REGIÃO INICIADA EM 1814 ATÉ A SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA EM 1958.

ASSIM, ELABORAMOS UM CAPÍTULO INTEIRO RESSALTANDO  A PRÉ-HISTÓRIA DA RAGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL NA PARTE DO BREJO PERNAMBUCANO ONDE ESTÁ LOCALIZADO A BARRA E OS MUNICÍPIOS ADJACENTES, CONHECIDO TAMBÉM COMO AGRESTE MOLHADO. PORTANTO, O ENFOQUE A ESSE TEMA TÃO RICO, SÃO BASEADOS EM ARTEFATOS LÍTICOS ENCONTRADOS EM DIVERSAS PARTES DO MUNICÍPIO, DOS QUAIS SE DESTACAM MACHADAS DE PEDRAS LASCADAS E POLIDAS, CACOS DE CERÂMICAS DE DIFERENTES PERÍODOS  COMO TAMBÉM CACHIMBOS E CAMBOTINS. NELE, RESSALTAMOS QUE POR AQUI E NO ENTORNO COMO JÁ FOI RELATADO,  PASSARAM GRUPOS DE QUILOMBOLAS, INDÍGENAS E SEBASTIANISTAS.
TEMOS AS PEÇAS ENCONTRADAS, OS DEPOIMENTOS DOS QUE AS ENCONTRARAM SEGUIDO DO REGISTRO DOS LOCAIS DOS ACHADOS E REFORÇADO COM AS NOSSAS PESQUISAS DE CAMPO, ALÉM DE PESQUISAS EM LIVROS E DOCUMENTOS, ONDE JUNTOS, FAZEM PARTE DE UM ACERVO QUE ENRIQUECE A HISTÓRIA DESSA PARTE DO AGRESTE.
 NO ENTANTO, PODEMOS DIZER QUE  FOMOS OS PRIMEIROS A CONCLUIR COM PROVAS MATERIAIS QUE, A BARRA DE GUABIRABA, LOCALIZADA NO PLANALTO DA BORBOREMA, UMAS DAS ÚLTIMAS ÁREAS A SER DESBRAVADA, FOI LOCAL QUE HABITOU OU PASSOU O  HOMEM PRÉ-HISTÓRICO, COMO TAMBÉM, SEGUNDO OS ACHADOS DE ALGUNS CACOS CERÂMICOS, TIVEMOS A PRESENÇA DE INDÍGENAS E QUILOMBOLAS  COMO DEFENDEM VÁRIOS HISTORIADORES COM RELAÇÃO AO PLANALTO DA BORBOREMA, ONDE OS MESMOS, DEVIDO AS PERSEGUIÇÕES E A ESCRAVIDÃO, FUGIRAM DO LITORAL E SE ESTABELECERAM POR UM PERÍODO NESSA NOSSA REGIÃO DE DIFÍCIL ACESSO, A QUAL,  SÓ PASSOU A SER COLONIZADA A PARTIR DO INÍCIO DO SÉCULO XIX COM AS DOAÇÕES DAS TERRAS PARA O DESBRAVAMENTO.
NELE, TAMBÉM SÃO RELATADOS DADOS GEOGRÁFICOS, SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS DA ÉPOCA ATÉ 1963, ALÉM DE UMA DEZENA DE FOTOGRAFIAS COMO AS QUE SEGUEM ABAIXO:

IMAGEM ORIGINAL - CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO EM BARRA DE GUABIRABA

IMAGEM TRABALHADA - ENGENHO CONCEIÇÃO, O QUAL PASSOU A SER CHAMADO DE SÍTIO DO MEIO.

IMAGEM TRABALHADA - CASA GRANDE DO ANTIGO ENGENHO GUABIRABA.

IMAGEM TRABALHADA - CASA GRANDE DE ÁGUA FRIA


IMAGEM TRABALHADA - ENGENHO BURAREMA.

ENGENHO BURAREMA, ENEAS E NOMINANDO TEIXEIRA DE CARVALHO
           O CORONEL ENEAS TEIXEIRA DE CARVALHO E SEU IRMÃO NOMINANDO, SÃO FIGURAS DA HISTÓRIA DA BARRA DE GUABIRABA, E INCLUSIVE, OS SEUS NOMES ESTÃO NO HINO DO MUNICÍPIO.
IMAGEM TRABALHADA - ERA ASSIM QUE SE REALIZAVA OS ENTERROS DE BEXIGUENTOS EM CABELEIRA.

IMAGEM TRABALHADA - EM 1957 A BARRA DA GUABIRABA AINDA ERA DISTRITO DO BONITO, A QUAL CONFIGURAVA-SE COMO UM IMPORTANTE CENTRO ECONÔMICO PARA AQUELE MUNICÍPIO. ISTO É DEMONSTRADO MUITO BEM NA IMAGEM ACIMA, ONDE O VOLUME DA FEIRA NAQUELA ÉPOCA ERA MAIOR ATÉ MESMO DO QUE NOS DIAS ATUAIS.
IMAGEM TRABALHADA - RUA DO COMÉRCIO NA DÉCADA DE 70.
IMAGEM TRABALHADA - RODA D'ÁGUA E CASA DE MÁQUINAS DO ENGENHO JATOBÁ.
IMAGEM TRABALHADA -  CASA GRANDE DO ENGENHO JATOBÁ.
TERRAS DO ANTIGO ENGENHO GUABIRABA JUNTAMENTE COM  A CASA GRANDE E A PONTE VELHA. O REFERIDO LOCAL É ATUALMENTE O BAIRRO DA NOVA ESPERANÇA.

EM NOSSO LIVRO TEM UMA PÁGINA DEDICADA A HISTÓRIA DO FUTEBOL BARRA GUABIRABENSE ONDE  AUGE E DECADÊNCIA ESTÁ RELACIONADO AS GESTÕES MUNICIPAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS.
(POLÍTICOS QUE NUNCA PRATICARAM ESPORTES NÃO PREZAM PELAS MODALIDADES)
FRANCISCO JULIÃO
         Francisco Julião influenciou muitas ligas camponesas na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. Antes do Golpe Militar de 1964 , ele esteve na Barra discursando para militantes e filiados do sindicato de esquerda aqui da cidade. Quando Miguel Arraes foi deposto em 64, alguns camponeses, militantes e membros do sindicato da Barra foram presos pelos militares. Eu Ezequiel, como historiador, tive que pesquisar as ligas camponesas de Vitória, Palmares, e outros, além dos envolvidos aqui na Barra, tais como: o chefe político da cidade, os presos, os supostos foragidos (que fugiram para as matas) o caminhão, o dono e o motorista que levaram os detidos para a prisão e etc. Foi cansativo, mas conclui a rica pesquisa. 
 
UBERABA EM 1963
UBERABA (DÉCADA DE 60)

UBERABA EM 1987
Foto doada pelo Vereador Zé do Bar
O UBERABA FOI O MELHOR TIME  DA BARRA
Em pé Dedel, Presidente e dirigente na época, e outros atletas dos quais eram destaques o meia Direita Jurandi, Draiton e Negão Mola.
PERSONALIDADES BARRA GUABIRABENSES
VERÔNICA LIMA JOGADORA DE FUTEBOL FEMININO BARRA GUABIRABENSE REVELADA PELO EX-JOGADOR DO UBERABA JURANDI
ELA INTEGRA A SELEÇÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (AS GUERREIRAS DAS TABOCAS) ATUAL TRI-CAMPEÃ PERNAMBUCANA, E TAMBÉM JÁ FOI VICE-CAMPEÃ BRASILEIRA DE FUTEBOL, ONDE JÁ JOGOU AO LADO DE JAGADORAS DE OUTROS PAÍSES COMO A VOLANTE  THORUNN DA IRLANDA.
PARABÉNS VERÔNICA!
FOTO MONTAGEM RETIRADO DO FACE DE MARTHA ARAÚJO
JOSÉ CARLOS (VEIO) É O MAIOR MARATONISTA DO MUNICÍPIO. ELE SEMPRE FOI PREMIADO POR VÁRIOS ANOS NAS COMPETIÇÕES DE CURTAS E LONGAS DISTÂNCIAS  QUE OCORRIA NA CIDADE NOS DIAS 7 DE SETEMBRO E 1º DE MAIO
(JOSÉ CARLOS TAMBÉM NOS DEU UM ARTEFATO LÍTICO)


WILSON MORAIS
UM DOS MELHORES CANTORES GOSPEL DA BARRA DE GUABIRABA
SAUDOSO RENATO GOMES DA BARRA
FOI UM DOS MELHORES CANTORES E COMPOSITOR BREGA DO NORDESTE.

HELENO TORRES
FOI POETA DE CORDEL DO MUNICÍPIO E AUTOR DA FAMOSA OBRA A LENDA DA CACHOEIRA DO GALO.

BETO MORENO
ARTISTA, INTERPRETE E CANTOR BREGA DA BARRA


ZÉ DE ESTELITA, MÁRIO PEREIRA DE LUCENA E DUNCA
ZÉ DE ESTELITA FOI UM DOS MELHORES MÚSICOS DO NORDESTE. EM UM DISPUTA COM VÁRIOS SANFONEIROS FICOU EM SEGUNDO LUGAR PERDENDO SÓ PARA SIVUCA.

ZEZINHO PASTORA
FOI UMA FIGURA FOLCLÓRICA, O QUAL ERA CONTADOR DE LENDAS E CAUSOS
SEVERINO MARCELINO
FOI AGRICULTOR E MARCHANTE E ERA CONTADOR DE CAUSOS

SEFA FRANÇA
SEFA FRANÇA FOI UMA DAS PESSOAS MAIS MARCANTES DO NOSSO MUNICÍPIO, ERA DESCENDENTES DE ESCRAVOS, FOI MENINA DE ENGENHO EM BURAREMA ONDE TRABALHOU DURANTE TODA A SUA VIDA

A Escola Maria Judith de Albuquerquer foi inaugurada em 29 de Fevereiro de 1988. Nascida de um desejo da Gestão do Saudoso Amaro Ferreira de Albuquerque (Amaro Aprígio), que pretendia desafogar as outras escolas municipais, as quais tinham várias salas funcionando nos corredores, isto porque na década de 80, teve um aumento crescente da comunidade estudantil, que se acentuava com o crescimento da população urbana, principalmente com o fechamento de escolas rurais como as de Brejinho, Burarema, Cachoeirinha e outras, provocado pelo êxodo rural crescente na referida década em nosso município. O Texto citado e Foto, são fragmentos de dados das escolas municipais contido em nossos arquivos e também está no anexo do Livro: Barra de Guabiraba, dos Primeiros Habitantes as Sesmarias, Até a Emancipação. Autor: Ezequiel Cícero da Silva. Historiador e Pesquisador do Município e do Agreste Pernambucano. Gestora da Escola: JUCÉLIA RUFINO.


TODAS AS IMAGENS E ESCRITOS DAS OBRAS DO REFERIDO BLOG PODEM SER UTILIZADOS, DESDE QUE SE DIVULGUE A FONTE CONFORME DIREITOS AUTORAIS.