BARRA DE GUABIRABA HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA

DESCASO

DESCASO

RUÍNAS DA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO EM CABELEIRA
ERGUIDA NO SÉCULO XIX
CABELEIRA, UM DOS MAIORES PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA POVOAÇÃO DO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO, DATADA DA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO ATRAVÉS DO ADVENTO SESMARIAL, É DA MESMA ÉPOCA DE URUÇU, MANDACARU E GRAVATÁ. AMBAS LOCALIDADES LIGADAS PELA PE-87, A QUAL ERA UMA ANTIGA VEREDA DE LIGAÇÃO ENTRE OS ENGENHOS, SÍTIOS E FAZENDAS DESSA PARTE DO PLANALTO DA BORBOREMA.
  O PRIMEIRO ENGENHO DE CANA-DE-AÇÚCAR DA LOCALIDADE DE CABELEIRA, ERGUIDO PELO CORONEL JOSÉ MATIAS DE ALBUQUERQUE. ERA  DENOMINADO DE ENGENHO NOVO, ONDE O MESMO JÁ NÃO EXISTE MAIS, E O QUE RESTOU DO ANTIGO POVOADO FOI A CASA GRANDE E A CAPELA. ESTA ÚLTIMA POR SUA VEZ ESTÁ EM RUÍNAS, CORRENDO O RISCO DE DESAPARECER A QUALQUER MOMENTO.
CAPELA AGONIZANDO

O POR DO SOL DEIXA A FAIXADA DA RUÍNA DA CAPELA COM UMA COR ALARANJADA

PORTAL DA CAPELA VISTA DO LADO INTERNO

A CAPELA ERA CARATERIZADA PELO BARROCO POBRE, OU SEJA,  SEM MUITA OSTENTAÇÃO. MAS MESMO EM RUÍNAS, ELA AINDA É BELA.

AS MARGENS DA PE-87, A CAPELA PODERIA SER RESTAURADA PARA VISITAS. 

ENGENHOCA DE CABELEIRA
A REFERIDA ENGENHOCA DE CABELEIRA FOI ERGUIDA NO INTUITO DE SUBSTITUIR O ANTIGO ENGENHO E A ECONOMIA LOCAL. NO ENTANTO, NÃO HOUVE MUITO ÊXITO, E  SEU MAQUINÁRIO FOI LEVADO PARA O ENGENHO SÍTIO DO MEIO.  


A CENTENÁRIA CASA GRANDE DE CABELEIRA
ERGUIDA NO ENCAIXE DE PEDRAS E TIJOLOS E ARGAMASSA DE CALIÇA, ESSA CASA É UMA DAS CINCO ESTRUTURAS MAIS ANTIGA E AINDA DE PÉ NO MUNICÍPIO.

QUANDO GAROTO EU VI A CAPELA AINDA DE PÉ. MEU FILHO VIU ELA EM RUÍNAS E A POUCA ESTRUTURA DO QUE RESTOU DO ANTIGO DISTRITO. 


VÍDEO DA CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO EM CABELEIRA


 Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. Pitágoras